O assunto hoje é o amor próprio. Nada mais pode libertar-nos de todas as dúvidas e medos desta vida que entendermos quem somos e por que somos, e só amando o que somos podemos compreender melhor as coisas que nos acontecem e deixar o que nos entristece longe da mente e do coração. Aproveitem!
Qual é o drama na vida de alguém que não consegue gostar de si mesmo?
Difícil de entender, mas simples de explicar.
Quando não gostamos de nós, seja por inteiro ou mesmo por partes, acabamos criando uma dependência gigantesca por aceitação. Precisamos desesperadamente que todas as outras pessoas gostem do que queríamos ser e não muito do que pensamos que somos.
Por sermos tão auto críticos desprezamos tudo o que temos de bom e olhamos apenas para os nossos defeitos e nem precisamos que outras pessoas apontem quais seriam esses defeitos, precisamos sim o contrário, que essas pessoas não enxerguem os defeitos que criamos e passamos a viver em função de todas elas, apenas para que gostem o tanto de nós que nós mesmos não conseguimos aceitar.
Dentro deste quadro encaixam-se a maioria dos relacionamentos. Passamos a viver para a outra pessoa na anciã de que ela nos ame (o amor que negamos a nós. precisamos receber dos outros). Para que nos amem é necessário nos transformarmos em tudo o que os outros amam, é necessário mudar nossa maneira de ser para agradar aos outros, é necessário jogar-se na lama para que os outros não se sujem, enfim, fazer de tudo para que todo o amor que queremos nos seja dado pelos outros.
Porém, nessa caminhada burra esquecemos que deveríamos mudar apenas por nós mesmos, fazer as coisas que nós gostamos e sermos verdadeiros com nós mesmos.
Para não perder a identidade e para não transformar a vida numa tortura contínua do “ninguém me ama, ninguém me quer” é preciso, antes de tudo, aprender a gostar do que somos, como somos e entender o que ainda poderemos ser, ou seja, o famoso e sábio “conheça a ti mesmo”.
Nessa longa e ainda curta caminhada de vida aprendi a gostar muito mais de mim do que de qualquer outra pessoa, mas claro, nem sempre foi assim. Sofri tanto quanto qualquer um, em maior ou menor nível em comparação, mas sofri. Sofri com amor, preconceito, brigas e desentendimentos. Hoje não sofro mais, não tenho mais medo. Aprendi a me amar. E muito!
A lição consiste em buscar um assunto que muito lhe interesse e se aprofundar, aprender muito sobre esse assunto, quanto mais fundo for no aprendizado de algo que você gosta irá descobrir que outros temas interessante surgirão desse assunto e você passará a se interessar por tantas outras coisas e irá querer aprender sobre elas. E quanto mais você aprender sobre os assuntos que lhe interessam, mais você estará prendendo sobre si próprio. Estudando, pesquisando e descobrindo você começará a compreender melhor a sua essência, sua vida e seus objetivos e passará a amar o que você descobrir, e o que você estará descobrindo será mais sobre você e menos sobre os outros.
Ao trocar a dependência de ser amados pelos outros pelo amor próprio nada mais poderá te atingir com tanta intensidade como antes, a não ser a paz e felicidade de amar o que você é e ver que todos podem amar o que você sempre foi.
Aprenda com os temas que mais gostar (sua banda favorita, seu filme, seu livro, sua pesquisa sobre alguma doença ou até mesmo sua novela) e descubra-se por inteiro no processo.
Ama-se e todos também lhe amarão!
--------------------------------------------------PAUSA----------------------------------------------Comer é ótimo, um dos grandes prazeres que temos. Mas há uma coisa ruim com os alimentos: eles estragam com o tempo.
Então resolvi pesquisar com meu amigo Google se existe algum alimento que nunca estraga e que não perde a validade. E sim, nós temos algo que não estraga nunca: o mel!
Para que um alimento “estrague” é necessário que o mesmo entre em processo de decomposição, esse processo pode ser feito por fungos ou até mesmo bactérias e é aí que o mel mostra o seu poder. Por ter um excesso de açucares o mel destrói basicamente qualquer bactéria que possa fazê-lo entrar em decomposição e dessa forma ele jamais se estraga. É também possível utilizar o mel para cobrir feridas na pele, pois o mesmo acaba por liberar peróxido de hidrogênio (água oxigenada) ajudando a cicatrizar os ferimentos.
Já estou estocando muito mel caso o mundo venha a se acabar em dezembro e não, comer um monte de açúcar não fará você eliminar todas as bactérias do seu corpo, no máximo vai te deixar gordo e com diabetes!
-----------------------------------------FIM DA PAUSA--------------------------------------------A SABEDORIA DA CORUJA
As pessoas adoram dar conselhos para todas as outras achando que estão fazendo um grande favor às outras. Muitos glorificam-se por que dizem deixar seus problemas de lado para resolver os problemas dos outros. Mas afinal onde está a vantagem nisso tudo?
Sabedoria: Não tente resolver os problemas dos outros se você não tem a capacidade de resolver o seu!!!
_______________________________________________________________________
Filosofando:
O paradoxo da colina.
Em uma conversa de gente sã que mais parecia bêbada surgiu o grande dilema:
Uma colina, dependendo do ponto de um observador ou mais precisamente de alguém que esteja caminhando por ela pode transformar-se em uma subida ou uma descida. A colina sempre será uma colina, mas estará obrigatoriamente indo para cima ou para baixo.
Porém, se eu estiver no meio da colina e parar e ainda por obra do acaso ou da bebedeira eu tiver uma pequena amnésia e esquecer o que ali estava fazendo não chegarei eu a um ponto sem saída? A mais um desses dilemas do universo que só os mais sábios poderiam se arriscar a resolver?
Afinal, no meio da colina e esquecido, estaria eu subindo ou descendo?
Pense!
PARA MAIS DO MESMO:
http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=10743
FUI-ME!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário