Resolver todos os problemas do mundo é praticamente impossível, mesmo que todos se esforçassem para isso.
Mas resolver os maiores problemas de um País é algo ainda objetivado por todos aqueles que sabem da saída para o caos em que nos encontramos hoje, essa solução mágica é, e sempre será dita ser, a educação de qualidade.
Educar também é ensinar a raciocinar. Sim, raciocinar e não a pensar, afinal pensar todos pensamos independente de nosso grau de escolarização ou aprendizagem. Pensamos apenas para agir de determinada forma, às vezes até mesmo pensamento instintivo. Porém apenas raciocinando é que podemos examinar antecipadamente se nossas ações serão benéficas ou não, tanto para com os outros como para nós mesmos.
Educação vem de casa e da escola. Vem também dos amigos e conhecidos, da rádio e pela Tv. Quanto mais educado um povo, mais avançado se torna o País, com menores índices de violência, mais liberdade de expressão, mais independência financeira de cada cidadão e também maior desenvolvimento tecnológico, médico, industrial, humanitário, etc...
Mas como um maior nível de educação também significa menos corrupção, menos intolerância religiosa, menos preconceito e mais ativismo por parte da sociedade, acabamos esbarrando em muitos procedimentos em nosso grande Brasil que perduram há muito tempo para estagnar a nossa capacidade em educar os jovens, pelo menos em sua grande maioria, já que filho de rico, rico será, e filho de pobre para o rico irá trabalhar. Há anos nosso país se esforça para estraçalhar a educação, alguns fatos para que consigam estão em:
- O governo oferece um salário ridículo aos professores do setor público. Se salário não fosse um item tão importante para o trabalhador, não teríamos greves e muito menos pessoas que se tornam certos profissionais pelo dinheiro que irão ganhar. Ser professor ainda é questão e amor, mas só de amor ainda não se vive.
- Se o governo é responsável por salários ruins na parte pública, não preciso nem mesmo comentar sobre os salários do município, chega a ser hilário.
- Os nossos queridos representantes dos direitos da criança e adolescente que hoje permitem aos alunos fazerem o que bem entendem na escola, como se ela fosse uma extensão das malandragens das ruas ou da falta de pulso dos pais em casa. O professor no passado tão respeitado agora até apanha de alunos ( marginais acho eu ) ou tem que ouvir desaforos sem nem ao menos poder defender-se verbalmente. Se o faz é processo na certa.
- Professores que não se atualizam em suas áreas e culpam o “sistema”. Afinal, para que se especializar se não forem respeitados? Temos de lembrar que um bom profissional se faz por si e não por obrigação do Estado. Aqui é meu único ponto em relação aos profissionais do ensino.
- A falta de segurança pública também tem grande influência no setor educacional, afinal é cada vez maior o número de traficantes (disfarçados de alunos) que tem acesso às escolas. Sem policiamento contínuo não há como frear o crescimento de drogas nos colégios. Fato esse não restrito apenas às escolas do setor público.
Entre tantos outros fatores a se considerar a resolução da nossa educação está basicamente restrita a poucos fatores. São eles: melhores salários para os professores; maior nível de segurança nas escolas; cursos de aperfeiçoamento gratuitos para os profissionais da área; legislação que proteja o professor dentro da escola, tirando o poder das mãos dos alunos que na verdade de alunos nada tem.
Poderia acontecer? – Poderia.
Querem que seja assim? – Eu duvido.
Dar educação é fazer com que as pessoas consigam decidir por elas mesmas se vivemos em boas ou más condições. É uma revolução que político algum quer começar e não irão começar. E ainda hoje há crianças que só vão ao colégio por causa da merenda, por que em casa muitas vezes não tem nem uma alimentação decente.
Não irei falar sobre a responsabilidade dos veículos de imprensa, como o rádio, a televisão ou o jornal. Todos na verdade são concessões do governo e convenhamos que, no caso jornal escrito, num País que pouco luta pela Educação, quantos alunos conseguem ler alguma coisa?
Também não irei entrar em detalhes sobre procedimentos do governo, como idade mínima de aprovação. Coisas que servem apenas para elevar o índice de aprovação nas escolas, coisas para ficar bonito o gráfico no fim do ano.
Só gosto mesmo de lembrar que em outros lugares as coisas são bem diferentes. No Japão, por exemplo, o único profissional que não precisa (se não quiser é claro), curvar-se a um imperador é o Professor.
----------------------------------------------PAUSA-----------------------------------------------
Se vocês acham que os únicos animais que se enchem de hormônios são os gorilas de academia, vocês estão errados. Há décadas a indústria alimentícia, mais especificamente a pecuária, descobriu que dar uma “porrada” de hormônios para os boizinhos, os porquinhos, as vaquinhas e também aos franguinhos e outras aves, faziam com que eles crescessem mais depressa, produzissem mais leite, ficassem com mais carne, botassem mais ovos e assim dessem mais lucros. A estimativa de vida de um boi de abate hoje está em torno de um ano e de um pobre frango até seis meses. Aos animais produtores (leite e ovos ) cabe uma vida enclausurada, quase no escuro. Fora isso ainda é dado a todos esses animais uma quantidade gigantesca de antibióticos, aqueles mesmos que hoje você precisa de receita para comprar na farmácia, pelo menos quando você tiver dor de garganta já pode comer um quilo de carne que resolve. Isso é apenas um pouquinho do que se passa com nossos futuros alimentos enquanto ainda vivos. Depois ainda me perguntam o porquê de eu só gostar de comer peixe (mas já estou pesquisando se dão algo para eles também). Ah, só pra saberem, esses hormônios todos ingeridos através da nossa alimentação diária aumentam o aparecimento de diversos tipos de câncer, inclusive o de mama. Daí fica legal ver as campanhas de camisetas pela prevenção de câncer de mama na Tv, mas não entendo o motivo de não falarem que comer muita carne é altamente prejudicial. Tem algum interesse ou não?
---------------------------------------FIM DA PAUSA-------------------------------------------
A SABEDORIA DA CORUJA
É de conhecimento popular que muitas vezes o cidadão sai de casa para um encontro, compra até camisa nova, sapato novo. Leva a mulher num lugar legal para fazer uma refeição, depois tem a boate, lá tem a bebida. Tem também a gasolina do carro para ir a todos os lugares. Tem uns até que pagam o salão pra moça ficar mais bonita pra noite. Porém, quando chega a hora boa da coisa, inesperadamente aparece uma dor na rapariga ( seja de cabeça, seja nos pés, seja uma maldita náusea repentina pelas bebidas da noite ) e o camarada acaba ficando na mão (se é que me entendem).
Sabedoria: Quando for sair pensando apenas em sexo, vá direto a uma zona que fica mais barato e não se perde tanto tempo!
Pra quem o ano novo não foi bom?
- Para todos aqueles que na empolgação começaram na cachaça muito cedo e acabaram dormindo às onze da noite acordando ao meio dia.
- Para todos os que beberam demais, saíram com seus carros e causaram acidentes graves.
- Para todas as moças que acham que tiveram um ótimo início de ano com o namorado, mas beberam demais e irão descobrir que a família vai aumentar.
- Para todos os que beberam muito e acharam uma ótima idéia entrar no mar depois da meia-noite e agora não irão mais voltar.
- Enfim, para todos que beberam demais. Mesmo ouvindo o ano todo o quanto isso pode ser ruim em muitas ocasiões. Parabéns espertalhões!
Para mais do mesmo:
Altamente recomendado, super entrevista!
E que 2012 seja um estouro ( nem que seja só em dezembro mesmo!)
FUI-ME!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário